quarta-feira, 5 de junho de 2013

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS QUE ANTIOXIDANTE PODE TRAZER À SUA SAÚDE!




Quando se fala em antioxidantes, a primeira coisa que nos vem à mente é que são poderosos contra o envelhecimento e combate aos radicais livres. Muito recomendado em tratamentos estéticos, estes nutrientes tem diversos outros benefícios!

Mas como agem os antioxidantes e quais as suas demais aplicações na saúde humana?

Durante o processo de envelhecimento os radicais livres são formados naturalmente pelo próprio metabolismo humano, sendo que no processo de envelhecimento extrínseco eles são produzidos por fatores exógenos como exposição à radiação ultravioleta, tabagismo, consumo de álcool, poluição, dentre outros.

A nutrição tem papel fundamental para a manutenção da função antioxidante, pois a produção das enzimas antioxidantes requer a presença de níveis adequados de minerais como zinco, cobre e selênio.

O interesse crescente no emprego de nutrientes antioxidantes visando, por exemplo, a melhoria geral da saúde e o retardo no processo de envelhecimento tem atraído a atenção da população em geral, que deseja saber quais são os benefícios da ingestão de suple­mentos antioxidantes. Vários estudos na literatura descrevem o uso de suplementos antioxidantes no tratamento de diversas patologias.

Os antioxidantes atuam em diferentes níveis na proteção dos organismos:

O primeiro mecanismo de defesa contra os radicais livres é impedir a sua formação, além de interceptar os radicais livres gerados pelo metabolismo celular ou por fontes exógenas, evitando a formação de lesões e perda da integridade celular. Os antioxidantes obtidos da dieta, tais como as vitaminas C, E e A, os flavonóides e carotenóides são extremamente importantes na intercepção dos radicais livres.

Outro mecanismo de proteção é o reparo das lesões causadas pelos radicais. Esse processo está relacionado com a remoção de danos da molécula de DNA e a reconstituição das membranas celulares danificadas.

Pacientes Oncológicos

Uma terapia ainda muito pouco empregada no Brasil é o uso de antioxidantes em tratamentos de pacientes oncológicos. Dentre os benefícios, destaca-se a capacidade que os antioxidantes possuem em potencializar os efeitos das drogas antineoplásicas. Este fato é especialmente importante porque possibilita a redução dos efeitos colaterais causados pelos medicamentos, através da diminuição da dose administrada, sem que haja prejuízo nos seus efeitos terapêuticos. Um outro fato positivo verificado é que os antioxidantes, por si só, também conseguem controlar o crescimento tumoral, uma vez que os antioxidantes minimizam a toxicidade causada pelas drogas ao interagirem com os radicais livres.

Atletas

Em condições normais, o nosso sistema de defesa interno é suficiente para nos proteger.
Mas a produção de radicais livres pelos atletas anda muito acima do normal, o que deixa o atleta vulnerável. Será que há algum atleta que consuma as cinco doses de vegetais, frutas e legumes verdes por dia, recomendados pelo American College of Sports Nutrition (A.C.S.M.)? Não devemos também esquecer que os alimentos, quando chegam à mesa, têm quantidades reduzidas de nutrientes.
Um estudo recente efetuado com basquetebolistas profissionais, mostrou que a suplementação demonstrou uma diminuição significativa nos níveis da lipoperoxidação (factor causador de danos celulares) e uma melhoria do status do stress oxidativo. Dentre todas as doenças em que o estresse oxidativo causa compli­cações, as doenças cardiovasculares são as que contam com maiores evidências.

Pacientes queimados

Na queimadura, os radicais livres são produzidos durante a reposição de fluídos, alterando numerosos componentes, como os ácidos nucléicos, os lipídios e as proteínas. Sendo assim, se, por um lado, essa restauração do fluxo sanguíneo é, em geral, necessária para recuperar a função celular normal, por outro lado a reintrodução do sangue oxigenado nos tecidos isquêmicos contribui para uma produção excessiva de radicais livres derivados do oxigênio, exacerbando a lesão mediada pela isquemia. A queimadura, além de aumentar a produção de radicais livres, também é capaz de impedir os mecanismos de defesa antioxidante, submetendo o paciente queimado ao estresse oxidativo, o que leva o paciente à piora progressiva do estado metabólico. Com esses dados, já é possível encontrar estudos com a suplementação de antioxidantes em pacientes críticos, com ênfase em pacientes queimados. Os vários trabalhos publicados até o momento evidenciam a participação dos radicais livres no prolongamento da injúria. Ao mesmo tempo, cada vez mais, compreende-se que os antioxidantes podem promover uma proteção para esse prejuízo.

De acordo com a American Dietetic Association (Associação Dietética Americana), a melhor estratégia nutricional para pro­mover a saúde e reduzir o risco de doenças crônicas é a obtenção de nutrientes de uma grande variedade de alimentos. Os suplementos vitamínicos e de minerais são indicados desde que prescritos por nutricionistas ou médicos.


O suplemento nutricional da Vitafor, Juice Plus é um potente alimento antioxidante em forma de pó para preparo de bebida a base de Extrato de Chá Verde, Açaí, Mirtilo, Uva, Acerola, Inulina, Vitamina A,
Vitamina C, Vitamina E (Mix Tocoferois), Selênio Orgânico (Exselen), Acidulante Ácido Cítrico e Antioxidante Ácido Ascórbico.


O chá verde é uma bebida popular feita a partir de folhas secas e não fermentadas de Camellia sinensis. Sabe-se que esses compostos têm ação antioxidante, anti-inflamatória e anticarcinogênica. Na pele, o chá verde pode ter potente ação antioxidante, podendo inibir a formação de eritema induzido pela radiação UV.

Clique Aqui e confira! 






Vida Forma
Loja Virtual de Suplementos Alimentares
Televendas: (11)3208-3681 / (11)2849-6463





Texto: Nutricionista Thaís Frisson  | CRN: 16492
Fonte: Comitê Científico Vitafor

Nenhum comentário:

Postar um comentário