quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Treinar à noite – Vantagens e desvantagens


O treinamento à noite ou diretamente antes de dormir, já não é um problema. A maioria das academias estão abertas até tarde para que as pessoas que trabalham tenham a oportunidade de treinar.

Muitas vezes, também as responsabilidades familiares não permitem treinar dentro dos horários mais normais. Muitos atletas usam essa oportunidade com todo prazer. Mas fará um treinamento tão tardio realmente sentido?

Vantagens

Certamente não é um tempo ideal para exigir um esforço tão grande do corpo. Na verdade, o corpo humano está preparado para realizar todo o tipo de atividades e esforço físico durante o dia. A maioria dos atletas provavelmente diria: “É uma questão de hábito”. Porém, tal como de dia, também à noite é importante manter uma certa rotina de treinamento, ou seja, manter horários regulares para que o corpo se possa adaptar.

Sem dúvida que a principal vantagem é que as academias estão menos movimentadas à noite. Isso faz com que seja possível exercer livremente e de forma eficaz seu treinamento. No verão, o treinamento à noite é especialmente vantajoso porque os níveis perigosos de ozônio caem à noite praticamente para zero. Como resultado, as vias aéreas ficam menos irritadas.

Desvantagens

O treinamento à noite não tem grandes inconvenientes. Além disso, quase não existem riscos médicos. No entanto, antes de dormir pode eventualmente provocar algum tipo de insônia, independentemente de ser um treino de força ou resistência.

A razão é óbvia: o corpo inteiro é colocado em movimento no momento em que realmente tem que descansar. A circulação e o metabolismo são estimulados, correndo em velocidade máxima. Certamente o corpo não conseguirá descansar tão rapidamente.

Idealmente, deve haver cerca de duas horas entre o treino e o descanso noturno em que o corpo “recupera” para depois conseguir dormir. Tal como já reforçámos em matérias anteriores, o sono é imprescindível para a construção muscular e deve procurar dormir entre 7 a 8 horas.

Claro está que também há pessoas que dormem como uma pedra, imediatamente após seu treinamento. Para a maioria, porém, isso não acontece. Além disso, deve ter em conta que a capacidade de concentração e as reservas de energia caem extremamente à noite, especialmente quando a jornada de trabalho foi muito cansativa. Nesse sentido, forçar e desafiar o corpo com exercícios exigentes de força e resistência é bastante contraproducente.

Conclusão

O melhor será mesmo optar por treinar à tarde. Estudos recentes comprovaram que a melhor altura para treinar seria ao final da tarde. Pesquisadores australianos mediram os níveis hormonais em jovens atletas de força e concluíram que o treinamento ao final da tarde influencia diretamente os ganhos de massa muscular.

Uma outra pesquisa realizada pelo laboratório francês INSERM testou os mecanismos neurais e musculares que influenciam a força muscular entre o período das 6h da manhã e as 22h. Os pesquisadores concluíram que os valores mais altos de força muscular foram observados ao final da tarde (às 18h).

Também Heloísa Guarita Padilha, presidente da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE), afirma que “Quem treina no final da tarde tem mais força”. Fatores como os níveis de insulina, cortisol e a própria temperatura corporal, intensificam a potência física à tarde e por consequência o tão desejado ganho de massa muscular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário