sábado, 13 de julho de 2013

4º Gluten Free São Paulo 2º Zero Lactose 1º Expo Brasil Alimentos Funcionais



O Gluten Free São Paulo chega a sua 4ª edição no dia 13 de julho de 2013. Além do segundo Zero Lactose, a novidade para este ano é a 1ª Expo Brasil Alimentos Funcionais, que acontece juntamente com esses dois eventos já reconhecidos pelos profissionais de saúde. O objetivo é promover uma discussão sobre os caminhos que a nutrição vem seguindo em relação às alergias e intolerâncias alimentares, assim como na prevenção e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

 O glúten é uma das proteínas mais consumidas no mundo e está em quase todos os produtos industrializados. Do mesmo modo que o sódio, os aditivos químicos e as gorduras saturadas, o glúten deve ser consumido com moderação, principalmente por aqueles que apresentam intolerância permanente (doença celíaca) ou hipersensibilidade a essa proteína.
 Existem pessoas que apresentam certo grau de sensibilidade ao glúten, com sintomas comuns à doença celíaca (DC), porém os exames bioquímicos e autópsia do intestino delgado são negativos. Estudos demonstram que na hipersensibilidade ao glúten os danos intestinais são menos agressivos do que na DC e sintomas como dor de cabeça, distensão abdominal, flatulência e constipação também são comuns.
            
Confira o ciclo de palestras ministradas por nutricionistas, farmacêuticos, biólogo e médico, que abordarão a importância da nutrição e do conhecimento bioquímico para uma melhor qualidade de vida:

Gluten Free e Zero Lactose

Denise Carreiro – nutricionista especialista em nutrição funcional: “a relação entre o glúten e as doenças crônicas não transmissíveis. Mecanismos imunológicos e não imunológicos”.
Gabriel de Carvalho – nutricionista e farmacêutico bioquímico, pós-graduado em medicina funcional: “terapias de desenssibilização para alergias alimentares”.
Gisela Savioli – nutricionista especialista em nutrição funcional e fitoterapia: “o desafio de um cardápio sem leitesem glúten. Mitos e verdades sobre dietas isentas de alergênicos”.
Bruno Zylbergeld – biólogo, especialista em diagnósticos intestinais: “microbiota intestinal e seus efeitos sistêmicos”.

Alimentos Funcionais

Jocelem Salgado – nutricionista e professora no Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da ESALQ/USP/Piracicaba: “tendência em alimentos funcionais no Brasil e no mundo”.
Henry Okigami – farmacêutico especialista em homeopatia, fitoterapia e farmácia: “gota e controle do ácido úrico, dieta em sinergia a medicamentos”.
Roque Savioli – doutor em cardiologia e médico supervisor da Divisão Clínica do Incor: “doenças cardiovasculares em mulheres: novos paradigmas”.

Marcelo Carvalho – nutricionista pós-graduado em nutrição esportiva e clínica funcional: “alimentos funcionais e síndrome metabólica”.

A Vida Forma apoia essa ideia! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário