domingo, 10 de novembro de 2013

Qual a importância dos Ômegas na alimentação?


Antes de falar dos ômegas, precisamos conhecer os tipos de gorduras existentes. A gordura saturada (chamada de gordura ruim), gordura insaturada (divida em monoinsaturada e poliinsaturada) e a gordura trans (gordura formada por processo químico, no qual o óleo vegetal líquido é transformado em ácido graxo trans, uma gordura sólida).

Gordura Saturada: É encontrada principalmente em produtos de origem animal e que em temperatura ambiente ficam sólidos.
Fontes: Carnes vermelhas e brancas, leites e derivados integrais, bacon, óleo de algodão e azeite de dendê.

Gorduras Monoinsaturada e Poliinsaturada: Essas gorduras tem efeitos positivos na saúde. O consumo de alimentos com gorduras insaturadas controlam o nível de colesterol ruim no sangue e ajudam a absorver a vitaminas A, D, E e K (vitaminas solúveis em gordura).
Então quer dizer que agora eu vou indicar as pessoas a consumirem gordura, estranho né? Não é bem assim! As gorduras são essenciais para o nosso organismo e algumas delas, as chamadas Ácidos Graxos Essenciais, são importantes, pois o nosso organismo não produz, portanto precisamos adquiri-las através da alimentação.

Os ácidos graxos essenciais são:

Na gordura monoinsatura temos: Ácido oleico (ômega 9) vital na construção das membranas, estando presente nas epidermes (camada mais externa da pele), tendo como função proteção e barreira contra uma desidratação. O ômega 9 também tem grande importância na formação dos hormônios.
Fonte: Óleo de oliva, canola, azeitona, abacate, amêndoas, amendoim, castanha e nozes.
Na gordura poliinsaturada temos: Ácido linoleico (ômega 6), um importante antiinflamatório, ajuda na defesa do organismo, melhora o sistema imunológico e reduz o colesterol no sangue.
Fonte: Óleo de soja, milho, girassol, linhaça e castanhas.
Ácido Linolênico (ômega 3), o mais importante dos ômegas. Ajuda no desenvolvimento do sistema nervosos central e sistema visual, atua na formação e regenegação de neurônios, diminui o risco de doenças cardiovasculares, colesterol ruim e açúcar no sangue, além de também ser antiinflamatório.
O Cerebro é um tecido principalmente lipídico (gordura), representando cerca de 60% de seu peso seco, dos quais 40% são ácidos graxos poliinsaturados e desses, 10% são os ômegas 3 e 6.
Fonte: Plantas e animais marinhos, principalmente os fotoplanctos, algas e peixes de água profunda (atum, sardinha, cavala, salmão, truta) oleo vegetal de linhaça e canola.

“A gordura nem sempre é vilã, ela até tem calorias, mas os benefícios podem nos proporcionar bens maiores”

Fonte:  ANutricionista.Com - Kaymann Scheidd Skroch - CRN7 2287 




Nenhum comentário:

Postar um comentário